Alguns objeto são mais delicados que outros, por isso merecem cuidados e atenção especiais. Nesse sentido, proteger instrumentos musicais de poeira e outros desgastes é fazê-los durar mais tempo, diversificando a vida das pessoas como um hobby ou viabilizando uma profissão.

Até porque alguns desses objetos valem milhares de reais e merecem uma boa preservação em respeito a todo o cuidado com o qual foram confeccionados.

Mas você sabe como manter o seu instrumento musical protegido, longe de poeira e danos? Existem recomendações específicas, e outras que podem ser seguidas por qualquer um. Veja a seguir em detalhes.

Índice

1. Cada instrumento com sua necessidade

2. Cuidados extras

3. Que tal contar com a segurança e expertise de um self storage?

Cada instrumento com sua necessidade

Guardar instrumentos musicais

Cada instrumento vem com uma case, que é uma espécie de capa ou outro tipo de proteção, onde ele deve ser guardado. Eles vão proteger de impactos e outros danos como o calor e a umidade.

A partir daí, é preciso observar as especificações de cada instrumento. Os teclados, por exemplo, devem ser dispostos sempre em uma posição horizontal, com cuidado para não apoiar objetos em cima.

Instrumentos de corda, como violões, violino e violoncelo, além de serem guardados em suas capas, devem evitar ser dispostos próximos a paredes o outras superfícies onde haja contato com as cordas e braço, que são as partes mais sensíveis.

Confira também estas 3 dicas para guardar instrumentos musicais.

Baterias, tambores e pandeiros possuem cuidados parecidos, pois devem ser sempre guardados em suas capas. Afinal, a maior parte desses instrumentos é feita em metal e que correm o risco de enferrujar ou empenar.

Já os instrumentos de sopro, como flautas e clarinetes, devem ser mantidos longe da poeira, como limpeza constante para não interferir no som do instrumento.

Cuidados extras

Cuidados extras para proteger instrumentos musicais

Além desses cuidados mais específicos, outros podem ser tomados para qualquer tipo de instrumento. O primeiro deles é guardar em local arejado, livre de umidade e da exposição ao sol e calor. Boa parta da composição desses objetos é de madeira ou metal, materiais que podem sofrer com a ação desses fatores.

Em seguida, observe se o local escolhido não oferece risco de queda ou de outros contatos indesejados, como com animais e crianças pequenas que podem derrubar o seu tão valioso instrumento no chão. Opte por locais onde eles não terão acesso, ou com acesso supervisionado.

Por fim, ressaltamos: não se esqueça da limpeza tanto do próprio instrumento quanto do local. A limpeza vai ser essencial para a conservação e funcionamento correto por muitos anos.

Que tal contar com a segurança e expertise de um self storage?

Se na sua casa não há um local seguro para guardar seus instrumentos, ou se você sofre com a umidade, por exemplo, que tal contar com a segurança de um self storage?

O self storage funciona como um depósito onde só você terá acesso ao local. Além da segurança 24h, essa é opção para casos como mudanças ou reformas, quando a casa fica cheia de poeira e outras intempéries que poderão prejudicar o seu instrumento.

Agora que você saber um pouco mais sobre como proteger instrumentos musicais de poeira e outros desgastes, conheça as soluções de armazenamento para itens em geral que a Estoque Bem disponibiliza. Para entender melhor como funciona, comece fazendo um orçamento simplificado.