Atualmente, a maioria dos móveis é fabricada em MDF. Afinal, esse é um material de custo acessível, além de ser resistente e muito versátil.

Contudo, a sua durabilidade não depende apenas da qualidade da matéria prima, mas também dos cuidados que temos com ele. Então, como você pode fazer a limpeza de móveis de MDF sem danificá-los? Veja as sugestões que listamos e coloque em prática.

Índice

1. Como fazer a limpeza de móveis de MDF sem danificar?

2. O que não usar no MDF para fazer a limpeza?

3. Outros cuidados para seu móvel de MDF durar mais

Como fazer a limpeza de móveis de MDF sem danificar?

Dicas para limpeza de móveis de MDF sem danificar

A limpeza de móveis de MDF é simples. Para tirar o pó, o melhor é usar um pano macio e seco. Já para uma limpeza mais pesada, pode-se umedecer um pano com uma mistura de água e detergente neutro, diluindo uma colher de sopa do produto em um litro de água. Depois, basta secar a superfície com um pano seco.

Embora a mistura na proporção correta de água e detergente não estrague o móvel de MDF, é importante não molhá-lo com muita frequência.

E já que estamos falando de móveis, aproveite para conhecer o conceito de minimalismo e compreender como aplicar, se é do seu interesse.

No geral, a limpeza mais pesada é indicada a cada 15 dias ou quando algum produto cair sobre ele. No mais, apenas retirar o pó regularmente já é o suficiente para manter os móveis limpos e brilhantes.

Entretanto, tão importante quanto saber como limpar os móveis de MDF, é saber como não limpá-los.

O que não usar no MDF para fazer a limpeza?

Apesar de ser um material resistente, ele é de qualidade inferior à madeira. Por isso, ele deve ser cuidado de forma diferente, com o mínimo de abrasão possível.

A principal dica para limpar o MDF sem estragar é não lavar ou encharcar. Caso isso aconteça, a água vai infiltrar no compensado de madeira e o móvel vai inchar. Então, sempre que for necessário usar água, use apenas um pano úmido e seque logo em seguida.

Os móveis de MDF também recebem pintura e/ou tratamento para ficarem com a superfície brilhante. Para evitar riscar a superfície ou retirar o brilho, não use buchas, escovas e esponjas para fazer a limpeza. Além disso, também evite produtos abrasivos, como:

  • álcool ou produtos a base de álcool;
  • desengordurantes;
  • produtos multiuso;
  • lustra-móveis com cor;
  • água sanitária;
  • bicarbonato de sódio.

Esses produtos, apesar de darem a sensação de limpar mais, podem danificar o móvel de MDF, deixando ele sem brilho ou manchado.

Mas só limpar corretamente não garante que seu móvel de MDF não vai estragar. É necessário tomar outros cuidados para manter a resistência e beleza do produto.

Outros cuidados para seu móvel de MDF durar mais

Como vimos, o MDF é um bom material, mas precisa ser bem cuidado para durar bastante.

Veja algumas precauções que você deve tomar:

  • mantenha os móveis desencostados da parede, para que o ar circule e não apareça mofo;
  • em locais ou dias úmidos, mantenha os móveis em um local ventilado e, se possível, com as portas abertas;
  • respeite o limite de peso informado pelo fabricante;
  • não deixe o móvel de MDF pegar luz solar diretamente;
  • use porta-copos para apoiar as bebidas sobre a superfície do móvel, evitando que ele fique molhado;
  • evite apoiar panelas quentes diretamente sobre o móvel.

E se depois de acertar na limpeza de móveis de MDF você ficar com seus móveis bem cuidados a ponto de reaproveitar o uso em outro ambiente, que tal armazená-los em um local adequado até quando precisar?

Sendo assim, conheça o serviço de auto armazenamento em boxes da Estoque Bem. É mais moderno e seguro do que um simples depósito guarda-móveis, além de ser mais prático e acessível.

Quer entender melhor como funciona? Faça um orçamento simplificado e confira as nossas soluções para a organização dos seus espaços.