O estoque de bebidas representa um investimento, assim como o estoque de qualquer produto de um pequeno negócio. Portanto, é importante organizar e tomar as devidas precauções para evitar perdas desse investimento.

Porém, para quem lida com a comercialização de bebidas, é comum dar falta de algumas garrafas na hora de fazer a conferência semanal.

Então, para evitar que você passe por esse tipo de problema e tenha prejuízos, separamos neste artigo alguns passos fundamentais. Mas primeiro, entenda os riscos que uma má administração do estoque de bebidas pode ocasionar. E então confira os passos para um bom armazenamento.

Os riscos do estoque mal organizado

De nada adianta adquirir um vinho de uma excelente safra e perdê-lo por mal armazenamento. Pior ainda é, por falta de organização, deixar cair uma excelente garrafa de Whisky, resultando em um baita prejuízo.

É comum colocar as bebidas dispostas nos bares e restaurantes de maneira organizada, afinal além de ter sempre ao alcance, os lindos rótulos e vidros ajudam a decorar o ambiente.

Sem dúvida, esta é uma boa solução, mas nem sempre viável por falta de espaço. Ainda assim, existem os riscos de roubos, furtos e acidentes.

Evitar prejuízo envolve organização e disciplina. É preciso ter um ambiente adequado, livre de insetos, outros animais, sujidades, e claro, manter sempre a temperatura adequada. Além de tudo, o ambiente onde se armazena esse tipo de estoque precisa ser seguro, tudo isso reduzem os riscos e evitam perdas.

Aproveite para saber também como evitar estoque parado e vender mais.

10 passos para melhorar sua organização de bebidas alcoólicas

Não existe uma solução mágica para preservar o estoque, mas seguindo alguns passos é possível garantir uma boa administração desse investimento.

A ideia é pensar em manter os itens armazenados com segurança, mas também facilitando a retirada para venda, mantendo o controle de entra e saída das mercadores.

Conheça também 6 passos para fazer uma planilha de controle de estoque.

Assim, com perseverança e atenção, vão sendo evitados riscos e possíveis prejuízos. A seguir, confira os 10 passos.

Como organizar estoque de bebidas

  1. Itens com data de validade mais próxima devem ser armazenadas mais próximas do ponto de retirada;
  2. Etiquetas com diferentes cores devem separar as bebidas. Entre as alcoólicas, deve-se separar destilados de fermentados, marcas, tamanhos, gaseificadas e não gaseificadas;
  3. O sol é o inimigo número 1 de qualquer bebida, portanto, jamais deixe seus produtos expostos ao tempo;
  4. Pense sempre no fluxo de pessoal responsável pelo transporte de bebidas. Assim você evita acidentes durante o manuseio. A maioria das bebidas alcoólicas são armazenadas em vidro, o que dobra a necessidade de cuidado;
  5. Jamais posicione bebidas perto de itens de cozinha, como óleo ou condimentos. Assim você evita odores nas garrafas;
  6. Muito cuidado com o fogo, afinal, bebidas alcoólicas tem grande potencial inflamável;
  7. Se possível, conte com câmeras de segurança para coibir roubos e furtos de bebidas;
  8. Observe se no ambiente a qualquer infiltração, goteira ou avaria que comprometa a qualidade de suas bebidas.
  9. Mudanças bruscas de temperatura podem alterar a fórmula e estragar bebidas, portanto, pense com sabedoria na climatização;
  10. Para finalizar, considere usar mini depósitos, como a Self Storage. Evite perdas e tenha seus produtos com 100% de segurança.

Já pensou em contar com uma solução inteligente de armazenamento para o seu estoque de produtos? Conhece o serviço de self storage? Vale consultar antes o que é, como funciona, o que armazenar.

Você pode entender melhor como funciona fazendo um orçamento simplificado e conferindo as soluções para a organização dos seus espaços.