Tornar a sua casa funcional é uma tarefa muito interessante, diz respeito a pensar com carinho na rotina e uso de cada um dos espaços.

E vivemos em uma época em que a rotina é muito corrida e precisamos aproveitar cada segundo que passamos com os familiares.

Índice

1. O que é uma casa funcional?

2. Aproveite os móveis para tornar a sua casa mais funcional

3. Observe como as pessoas usam cada ambiente

O que é uma casa funcional?

Aprenda como tornar a sua casa mais funcional

Uma casa funcional é aquela em que a disposição de móveis e objetos facilite a vida das possam que moram nela. Um conceito simples e moderno que não depende de muito espaço ou de objetos de altos valores para que dê certo.

Essa ideia pode surgir ainda na elaboração do projeto da casa ou apartamento, bem como pode tomar forma apenas nas etapas de decoração e acabamentos.

Nesse caso pensamos no dia a dia das pessoas que moram no local, porque todos os detalhes precisam contribuir para a rotina. Um ótimo exemplo é a criação de um cômodo ou espaço especial para o home office.

Aproveite para conhecer também a técnica Declutter: saiba como organizar a casa praticando o desapego.

No entanto, o teletrabalho ou home office é um conceito que recentemente ganhou mais evidência, mas não é realidade em todas as famílias.

Isso quer dizer que se torna funcional quando útil para aquela dinâmica da casa. A formação de um escritório não será funcional caso nenhum morador da casa aproveite o espaço para trabalho ou estudos, por exemplo.

Aproveite os móveis para tornar a sua casa mais funcional

Agora que você compreende o conceito, é interessante saber que os móveis são ferramentas fundamentais para o efeito desejado. Por exemplo, camas com baú são opções que ajudam a economizar espaço ao mesmo tempo em que itens ficam mais acessíveis.

O segredo para a escolha de móveis que tenham essa funcionalidade é entender as necessidades e espaço disponível no ambiente. Em um apartamento menor, por exemplo, é preciso aproveitar ao máximo os móveis planejados para que o resultado seja confortável.

É o caso de mesas que podem ser dobradas ou desmontadas após a refeição, trazendo de volta espaço para a cozinha.

Assim, é o momento em que a tecnologia do design dos móveis passa a trabalhar ao seu favor. Um projeto com essa visão é capaz de tornar a rotina da casa mais dinâmica sem que os ambientes percam a beleza.

Observe como as pessoas usam cada ambiente

Aprenda como tornar a sua casa mais funcional

Para além da escolha de objetos, outro ponto essencial na construção de uma casa funcional é aproveitar ao máximo as características dos moradores. Se o tempo em família é em sua maior parte durante as refeições, vale caprichar na cozinha e área gourmet.

O mesmo vale para quem gosta de receber pessoas com frequência. Dessa forma, valorizamos o local de acordo com a realidade de quem irá conviver no espaço. Saber quem são as pessoas que vão usar o local é imprescindível para entender as necessidades que tornem de fato um ambiente funcional.

E se está difícil organizar a casa? Veja 6 dicas práticas.

Sabendo como tornar a sua casa mais funcional você consegue aproveitar ao máximo o potencial de cada cômodo. Sem contar que os detalhes são pensados de acordo com o seu uso.

Por isso, observe os móveis que serão mais interessantes, tenha lugar para guardar todos os objetos. Também preste atenção no uso de cada ambiente.

Quer outras dicas como essas? Acompanhe nosso blog. E se deseja uma solução inteligente para armazenar objetos, mobília ou até documentos, acesse o nosso site e faça um orçamento simplificado para entender melhor como funciona.