Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, diversos consumidores optaram por fazer suas compras online.

Com isso, a prática desses clientes passou a ser uma das principais preocupações nas lojas virtuais ou e-commerce.  Afinal, personalizar e agilizar as interações com os compradores seria algo de extrema importância e a qualidade da experiência da compra o principal diferencial.

Assim, as “dark stores” foram ganhando cada vez mais espaço. Elas funcionam de maneira semelhante a uma loja, mas as portas não são abertas ao público.

Geralmente, estão localizadas em centros urbanos e atuam como uma fonte de distribuição de mercadorias, onde é possível encontrar desde estoque de produtos até a separação dos itens a serem enviados.

Índice

1. O que é dark store?

2. E quais são as principais vantagens e os maiores desafios de uma dark store?

3. Experiência de compra

O que é dark store?

Em uma livre tradução, dark store significa loja escura. Nesses locais, é possível separar produtos que foram vendidos pela loja virtual e despachá-los para as transportadoras ou correios até que cheguem em segurança ao comprador.

Geralmente localizadas em cidades grandes, essas lojas são fechadas para o público.

Dark store

Além de ser estoque de armazenamento de mercadorias, as dark stores possuem funcionários responsáveis pelo zêlo do estoque, por receberem pedidos e por embalarem e enviarem corretamente cada produto.

É possível considerar esse modelo de negócio como uma praticidade de logística, afinal quanto mais próximo os produtos estarem dos clientes, mais rápido eles chegam.

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E é principalmente por esse motivo que as dark stores estão sendo cada vez mais utilizadas por varejistas e franquiados, pois esses setores pretendem otimizar ainda mais a relação com seus clientes, visando oferecer maior qualidade na experiência.

E quais são as principais vantagens e os maiores desafios de uma dark store?

Sem dúvidas, a questão da logística é algo extremamente vantajoso, mas se engana quem pensa que os desafios não existam. Encontrar soluções práticas para interagir com o público é uma tarefa primordial para o sucesso.

O formato omnichannel, por exemplo, é uma forma de integrar os canais de comunicação. Nele é possível permitir o recebimento automático de informações importantes, como identificação no estoque e solicitação de produtos, além de poder buscar maneiras mais seguras para realização das entregas dos pedidos.

Importante ressaltar que uma empresa varejista que possui integração entre seus canais de vendas é capaz de encontrar soluções mais plausíveis para melhorar a experiência de compra do cliente.

 Experiência de compra

Diversas questões devem ser levadas em conta, como a experiência do comprador, por exemplo.

Além do mais, mudanças de hábitos já se tornaram recorrentes, principalmente após o período pandêmico.

Uma pesquisa realizada no Reclame Aqui apontou que quase 52% dos consumidores não se importam em pagar mais caro em um produto, contanto que haja uma boa experiência no ato da compra.

Outro ponto crucial é a experiência em relação ao frete e também às condições de entrega de um produto. Quanto mais seguro e eficiente, melhor. E é daí que a importância das dark stores podem ser definidas como qualitativas e essenciais.

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