Guardar instrumentos musicais é importante porque não são objetos comuns, são equipamentos de valor sentimental para o proprietário(a), além do valor financeiro e subjetivo de cada item desse tipo.

Assim, independentemente da finalidade do objeto, cuidar de maneira adequada vai garantir que ele opere da melhor forma possível, sem problemas decorrentes de acúmulo de detritos ou oxidação.

Portanto, veja aqui três três dicas que vão ajudar a guardar instrumentos musicais com mais cuidado e tente fazer o possível para aplicar cada uma delas.

Índice

1. Utilize caixas adequadas para guardar o instrumento

2. Evite locais quentes e úmidos

3. A limpeza também é importante!

Utilize caixas adequadas para guardar o instrumento

instrumentos musicais

Por mais que deixar os instrumentos à vista possa agregar ao ambiente, este ato pode fazer com que o instrumento sofra com algumas alterações do ambiente, como variações de temperatura, umidade e, é claro, exposição à sujeira.

Portanto, nesse processo, é essencial olhar pelo lado prático e escolher aquela opção que proteja melhor o equipamento.

Já conhece a solução de armazenamento self storage? Descubra o que mais você pode guardar em um box self storage.

Os cases, por exemplo, são proteções mais específicas para um instrumento por protegerem de impactos leves e da ação do ambiente (umidade ou poeira).

Evite locais quentes e úmidos

Como já mencionado, as variações de temperatura e umidade são um sério risco à vida útil do instrumento musical, já que pode gerar uma série de problemas dependendo do tipo do instrumento.

No geral, instrumentos de sopro e corda, que são aqueles que contêm partes metálicas, se sujeitos à umidade, correm sério risco de oxidação. Ou seja, podem enferrujar!

Além disso, instrumentos que apresentem partes de madeira, quando expostos à radiação solar direta, assim como ao calor ambiente, podem desbotar e também empenar, prejudicando completamente a afinação do instrumento.

Assim, é essencial escolher com cuidado o local de armazenamento do instrumento musical; deve-se optar por locais secos e arejados, que apresentam pouca variação de temperatura e umidade.

A limpeza também é importante!

instrumentos musicais

Poucos sabem, mas a limpeza é fator essencial no armazenamento do instrumento musical.

Isso porque, quando guardamos os instrumentos sem limpá-los, estamos guardando junto com eles diversas substâncias que podem ser prejudiciais à vida útil do objeto.

Por exemplo, a oleosidade das nossas mãos, que, quando entra em contato frequente com o instrumento, facilita com que este oxide com mais facilidade.

Nesse sentido, pode ser utilizada uma flanela seca, ou um pano levemente umedecido, desde que se seque a superfície do instrumento logo em seguida. A ideia é evitar o aumento de micro-organismos, que estejam acumulados nos instrumentos.

Já considerou armazenar seus instrumentos e um box self storage e buscá-los sempre que precisar? Lá seus itens têm segurança 24h por um preço acessível e sem ocupar o espaço de ninguém. Entenda melhor como funciona fazendo um orçamento simplificado.