As ferramentas aliadas nos reparos domésticos e por isso precisam estar à mão, ou bem localizadas, quando se precisa delas. Nesse ponto, dicas para organizar ferramentas são úteis e vão facilitar o acesso a elas.

Isso porque uma ferramenta só é uma solução se puder se encontrada, certo? Se não, vira outro problema.

Algumas vantagens de organizar ferramentas são:

  • facilidade e agilidade na localização das ferramentas;
  • fácil manuseio e armazenamento em caixas etc.;
  • profissionalismo na realização do serviço, caso seja vendido;
  • proteção para as ferramentas, aumentando a vida útil destas.

Pensando nisso, listamos neste artigo três dicas que vão ajudar quem quer deixar esses itens no lugar certo. Veja quais são.

Índice

1. Divida-as em categorias

2. Utilize acessórios de organização

3. Mantenha uma rotina organizacional

1. Divida-as em categorias

ferramentas

A primeira e mais importante dica para organizar as ferramentas de maneira correta é saber dividi-las em categorias específicas.

Quando um problema aparece, fica fácil saber qual ferramenta servirá para resolvê-lo, haja vista que cada ferramenta possui uma finalidade específica.

Portanto, na hora de organizar ferramentas e acessórios, divida-os por tamanho e/ou finalidade, para que se torne mais fácil localizar a ferramenta ideal para problemas em específicos.

Por exemplo, divida-as por tipo, como ferramentas elétricas, manuais ou acessórios complementares, assim como também é possível separá-las por finalidade, por exemplo, ferramentas de corte, de marcação etc..

Dessa forma, o processo de localizar a ferramenta ideal fica mais fácil e prático!

2. Utilize acessórios de organização

Todos nós sabemos que as ferramentas de trabalho apresentam formatos e tamanhos diversos, e isso pode se tornar um problema na hora de armazená-las.

Por esse motivo, aposte na utilização de acessórios de organização que sejam capazes de guardá-las de forma satisfatória e prática.

E por falar em organização: está difícil organizar a casa? Veja 6 dicas práticas.

Uma opção é a utilização de painéis aplicáveis na parede que, com a utilização de ganchos, podem organizar as ferramentas muito bem, além de deixá-las bem à vista, facilitando a localização.

Além dos painéis, também é muito recomendada a utilização de caixas e maletas de ferramentas, que podem, além de guardar as ferramentas de uma forma segura e protegida, guardar também acessórios complementares, como pregos e parafusos.

ferramentas

Para quem trabalha com ferramentas, carrinhos e maletas são muito funcionais, já que, além de armazená-las muito bem, permitem a fácil locomoção das ferramentas.

3. Mantenha uma rotina organizacional

Para bons resultados, não basta aplicar uma única vez as dicas. É fundamental manter o básico da organização, evitando que fiquem espalhadas e fora do lugar.

Portanto, sempre que terminar de utilizar qualquer ferramenta, coloque-a novamente no lugar que estava. Assim, ela sempre estará à sua disposição. É interessante orientar outros usuários a fazer o mesmo, já que a organização do zero é super trabalhosa.

Se seu espaço em casa já está tão comprometido que não cabe organização, considere uma solução inteligente como o uso de boxes de armazenamento self storage. A chave fica com você, apenas você poderá acessar e tudo fica guardado com segurança 24h.

Quer outras dicas como essas de organizar ferramentas? Acompanhe nosso blog. E se deseja uma solução inteligente para armazenar objetos, mobília ou até documentos, acesse o nosso site e faça um orçamento simplificado para entender melhor como funciona.