Ter atenção a algumas lições de Marie Kondo sobre organização vale a pena, já que trata-se de alguém que é uma referência na área de organização pessoal, sendo uma escritora e empresária muito procurada por quem deseja tornar a sua vida mais organizada e planejada.

Ela já escreveu quatro livros e protagonizou uma série sobre organização, tratando o assunto sob diversas perspectivas e ajudando as pessoas a colocarem praticidade e desapego nas suas rotinas.

Pensando nisso, vamos conhecer sete lições que Marie Kondo passa sobre organização. Essas dicas são baseadas no seu método, chamado de KonMari, que certamente irá te ajudar a melhorar sua rotina.

Índice

1. Faça por etapas

2. Siga o critério da felicidade

3. Nunca postergue a arrumação depois de começar

4. Decidiu descartar algum objeto? Agradeça

5. Caixas são suas aliadas

6. Não guarde nada “por um tempo”

7. Mantenha seus objetos visíveis

8. Nós podemos ajudar na sua organização

1 – Faça por etapas

Marie Kondo

Não adianta querer revolucionar todas as partes da sua casa ao mesmo tempo, isso causaria mais confusão do que organização. Faça tudo por partes.

Ao invés de começar a organizar cômodo por cômodo, opte por se debruçar sobre categorias de coisas. A Marie sugere a seguinte ordem: roupas, livros, papéis, objetos de cozinha, banheiro, garagem e salas de bagunças. Por fim, termine tudo pela parte mais complicada, que é lidar com coisas que possuem apego sentimental.

Aproveite para conhecer também o Declutter e saber como organizar a casa praticando o desapego.

2 – Siga o critério da felicidade

Quando estiver no processo de desapegar de objetos da sua casa opte por ficar somente com aqueles que te façam feliz. Pelo menos isso é o que sugere o método KonMari.

Se algo não te desperta sentimento algum de alegria é o momento de descartar.

3 – Nunca postergue a arrumação depois de começar

Marie Kondo

Quando começar a arrumar determinado tipo de objetos da sua casa vá até o fim, evitando ficar prolongando esse processo por muito tempo. Foque na sua atividade atual e mantenha a dedicação total até que ela tenha sido concluída.

4 – Decidiu descartar algum objeto? Agradeça

Seguindo a dica acima de somente guardar o que te proporciona felicidade, muitos objetos não passarão por esse filtro.

Entretanto, Marie Kondo ressalta que não basta descartar, é preciso agradecer ao objeto pelas alegrias que outrora ele te proporcionou. É um ritual de libertação importante na sua organização.

5 – Caixas são suas aliadas

Marie Kondo

Uma ótima maneira de manter sua organização em casa é usando caixas para separar os objetos e mantê-los sempre juntos com outros do mesmo tipo.

Então, você pode usar critérios como categorias de objetos e também tamanhos, tudo para facilitar na hora de achar e evitar coisas espalhadas sem um lugar certo.

6 – Não guarde nada “por um tempo”

Se, no momento da sua arrumação, um determinado objeto não for mais necessário na sua vida, agradeça e descarte.

Muitas vezes nós deixamos algumas coisas em um limbo por acreditarmos que algum dia elas poderão ser úteis, porém o método de Marie Kondo não recomenda esse comportamento.

7 – Mantenha seus objetos visíveis

Muitas vezes nós compramos coisas que já possuímos, por esquecimento ou distração. Marie Kondo recomenda que os objetos fiquem sempre onde podemos enxergá-los para evitar esse tipo de comportamento de consumo desnecessário.

Nós podemos ajudar na sua organização

Acesse nosso site e conheça nossos serviços de locação temporária de espaços determinados (box) na modalidade self storage, com disponibilização de serviços de endereço fiscal para empresas e pessoas físicas. Tem dúvidas? Comece fazendo um orçamento simplificado.