É essencial ter uma boa gestão do estoque ao longo do ano, com manutenções e análises frequentes para que, dessa forma, continue sempre organizado e de acordo com as compras e vendas no comércio.

Dessa forma, o estoque sazonal é uma forma de organizar o estoque de acordo com o momento do ano, já que está sempre mudando devido às datas comemorativas.

Então, confira neste artigo como funciona o estoque sazonal e como tirar vantagem da gestão do estoque para períodos mais movimentados comercialmente.

Índice

1. O que é o estoque sazonal?

2. Fundamentos gerais do estoque sazonal

3. Como fazer estoque sazonal e quais as vantagens?

O que é o estoque sazonal?

O que é estoque sazonal

O estoque sazonal é uma maneira de gerenciamento do estoque de acordo com a época do ano, visando aumentar as vendas baseando-se nas necessidades vigentes do mercado.

Dessa forma, é uma estratégia que se alinha às vendas sazonais, ou seja, de itens mais vendidos em datas períodos específicos ao longo do ano, como Natal ou Páscoa.

Nesse modelo de gestão, é importante se organizar com antecedência para atender as demandas do mercado consumidor e alinhar o estoque com base nisso, dentro das possibilidades do negócio.

Com planejamento e gestão adequada do estoque, é possível obter melhores resultados em vendas e evitar prejuízos de mercadorias não vendidas.

Controle de fluxo e giro do produto são acompanhamentos importantes quando o assunto é estoque sazonal, já que os itens em questão estão sempre rodando e a demanda sempre mudando.

Leia também: Qual a importância de um self storage para e-commerce?

Fundamentos gerais do estoque sazonal

Para entender melhor essa estratégia, é importante definir a ideia central dela: organizar um conjunto específico de mercadorias que atendem a uma determinada demanda.

Essa demanda é sempre baseada em dados e em expectativas de compra. Essas oscilações de demanda têm relação com períodos comemorativas ao longo do ano. Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia das Crianças, por exemplo.

Aproveite para saber também como melhorar a logística do seu negócio.

Como fazer estoque sazonal e quais as vantagens?

Como fazer controle de mercadorias

Assim como num processo de gestão de estoque comum, vale atentar-se a alguns pontos importantes que podem determinar a lucratividade com as vendas. Listamos abaixo os principais:

  • registrar entrada e saída dos produtos;
  • ter atenção aos prazos;
  • conferir os preços dos produtos;
  • fazer checagens de disponibilidade de produtos.

Após compreender a importância desses aspectos, tenha em mente que se trata de gerir um estoque de produtos com demanda pouco previsível.

Portanto, tenha atenção ao retorno que a venda dos produtos traz, mantenha controle de fluxo e giro do produto, evitando deixar itens muito tempo parados no estoque.

Por outro lado, faça promoções de queima de estoque com moderação e siga acompanhando as vendas, analisando a demanda do período e o contexto do momento, assim você pode se preparar para as próximas.

Para lidar com itens sazonais, antecipe-se: elabore um ciclo de produtos sazonais, alinhe o estoque às tendências do mercado e procure antecipadamente fornecedores com bons preços.

Lembre-se que o serviço self storage é uma solução inteligente de armazenamento que pode ajudar bastante na gestão de estoque dos seus produtos, proporcionando segurança e praticidade para acesso aos seus itens. Faça um orçamento simplificado em nosso site e comprove.