Muitos empreendedores passaram a investir em e-commerce durante a pandemia da Covid-19, período em que as lojas de rua fecharam. Nesse cenário, contar com serviços inteligentes como self storage para e-commerce pode ajudar a deslanchar o negócio.

Isso porque esse tipo de serviço contribui para a logística das entregas, para a organização do próprio espaço físico do negócio e para o controle de estoque, entre outros desdobramentos indiretos também positivos.

Então, neste artigo separamos três pontos que evidenciam a importância de um self storage para e-commerce. Assim, você vai entender mais rápido como alternativas desse tipo favorecem o seu negócio.

Índice

1. Já é um serviço amplamente utilizado em outros países
1.1 Perspectivas para o crescimento do e-commerce
1.2 Como funciona o aluguel de boxes?

2. Soluciona problemas comuns de armazenamento de produtos para e-commerce

3. Tem preço acessível e flexibilidade na contratação

1. Já é um serviço amplamente utilizado em outros países

Self storage para empresas

Tradicional nos Estados Unidos e na Europa, mas utilizado há pouco tempo no Brasil, o “auto armazenamento” ou armazenamento self storage disponibiliza um espaço físico para quem precisa guardar itens diversos, produtos, mobílias ou até armazenar presentes de casamento.

Esse tipo de serviço existe desde os anos 1960, nos Estados Unidos e também tornou-se conhecido no continente europeu. Isso porque já é visto há anos como uma solução prática, inteligente de armazenamento e uso de espaço.

Em geral, são utilizados contêineres como boxes de armazenamento, que são fechados com cadeados e resguardados em um galpão ou edifício com monitoramento de segurança.

Perspectivas para o crescimento do e-commerce

O consumidor atual fica satisfeito por receber seus produtos no conforto de casa, não tem intenção de visitar um estabelecimento comercial se não for estritamente necessário, o que mostra uma chance ainda maior de expansão do mercado online.

Como funciona o aluguel de boxes?

Self storage para empresas

São alugados, mediante contrato por tempo a combinar com a empresa que fornece o serviço. A finalidade é guardar diversos tipos de objetos pelo período necessário. Com o contrato assinado, o cliente já pode depositar seus artigos e acessá-los em qualquer dia e hora, dentro do horário comercial.

Cada box funciona como uma ampla caixa para armazenamento de itens diversos, até mesmo material esportivo ou de marcenaria.

Costuma ser muito útil para controle de estoque de empresas, ou mesmo para profissionais representantes comerciais., pois resolve o impasse de quem não têm onde armazenar os artefatos que serão vendidos.

Somente o locatário tem acesso ao seu compartimento. Ele guarda seus bens e leva a chave consigo. São diversos tamanhos de box. O interessado pode escolher aquele que melhor atenda a sua necessidade conforme seu estoque.

2. Soluciona problemas comuns de armazenamento de produtos para e-commerce

e-commerce

No entanto, muitos empreendedores encontram dificuldades para armazenar os seus itens, sejam produtos ou material de embalagem.

Afinal, como se trata de uma loja virtual, uma parcela considerável dessas pessoas não possui espaço físico suficiente para utilizar como estoque.

3. Tem preço acessível e flexibilidade na contratação

Contrato flexível

Quanto ao custo, o serviço de self storage é muito mais barato do que alugar um imóvel, pois é possível alugar sem burocracia e ficar livre de fiador, condomínio, IPTU, taxas de água, energia, internet e segurança, além da contratação de colaboradores.

Principalmente nas grandes metrópoles, o valor de imóveis para aluguel sobe sem parar. Apesar da pandemia, o mercado imobiliário passou por uma grande expansão, com isso salas comerciais ficaram com preços mais elevados.

No entanto, ao optar por um self storage, o empreendedor trabalha com gastos mais enxutos e dispõe de espaço suficiente para atender suas necessidades.

É possível fazer um contrato mensal, assim, caso o e-commerce não apresente um número elevado de vendas o empreendedor pode mudar para um box menor e depois voltar para um maior quando o fluxo de vendas prosperar.

Essa hipótese é favorável, principalmente, em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal, quando as vendas crescem e o estoque deve estar adequado para que não falte nenhum produto.

Vale lembrara que esse serviço oferece sistema de monitoramento por 24 horas, seguro de bens, além de cuidados essenciais como prevenção contra umidade e mofo. Aproveite para fazer um orçamento simplificado de self storage e entender melhor como pode favorecer seu e-commerce.