O momento de mudança de casa é ótimo para rever todos os objetos acumulados e decidir o que já pode ser descartado. Mas para isso, é importante ter um método avaliação de cada item. Será que você realmente sabe o que jogar fora antes de se mudar?

Pois bem, para que você aproveite de fato essa oportunidade, trouxemos fatores que ajudam a identificar aquilo que pode ser guardado ou que apenas ocupa espaço.

Índice

1. Primeiro passo: jogar fora as tralhas antes de se mudar!

2. Descarte itens que não consegue mais usar

3. Objetos muito velhos ou fora da validade

Primeiro passo: jogar fora as tralhas antes de se mudar!

coisas velhas

Já ouviu a palavra “destralhar”? Trata-se da prática de jogar fora as tralhas que temos guardadas, ou seja, itens que não possuem valor financeiro ou emocional algum, mas que permanecem ali, ocupando o espaço.

Bons exemplos são aqueles cartões de visita ou papéis de presente velhos, que guardamos e depois sequer precisamos deles.

Esse tipo de objeto pode ir para o lixo sem problemas, porque não atendem mais a função para a qual foram criados. Servem apenas para ocupar um espaço que muitas pessoas nem possuem direito em casa.

Leia também: Como evitar desordem e não acumular papéis em casa?

Descarte itens que não consegue mais usar

Também é comum o hábito de deixar guardados objetos que nem são usados e sequer poderiam voltar ao uso. São semelhantes àquelas meias furadas, que deixou para jogar fora e acabou esquecendo, colocando entre as que estão em uso.

Esse tipo de item não pode nem ir para a pilha de doações, porque não podem ser mais aproveitados por outras pessoas.

A solução, portanto, é descartar no lixo e ganhar espaço na gaveta para peças que realmente são usadas. O mesmo vale para sapatos ressecados ou furados, brincos sem par, entre outros itens.

Objetos muito velhos ou fora da validade

disquetes

Agora pode ser um momento de polêmica para muitos, porque objetos antigos podem ser artigos colecionáveis para muitos. Daí fica a seu critério ter uma perspectiva de valor ou não sobre objetos que são velhos. Por exemplo. CDs, disquetes, equipamentos como monitores que já estão fora de linha, etc.

Se você não faz coleçãonão consegue aproveitar esses objetos, o melhor é se desfazer. Afinal, para os próprios disquetes, por exemplo, não se encontram mais computadores compatíveis, pois entraram em desuso.

Aproveite para conferir 3 dicas de organização para colecionadores.

O mesmo raciocínio vamos trazer para itens fora da validade, que podem prejudicar até a sua saúde. Então, veja alguns itens cujo descarte adequado deve ser feito caso estejam vencidos:

  • cosméticos;
  • pilhas;
  • baterias.

As embalagens com restos de produto vencido, ou mesmo vazias, devem ser descartadas, pois dificilmente serão úteis para você.

O que você precisa jogar fora antes de se mudar vai depender da sua visão sobre alguns objetos, se é item colecionador, se tem valor sentimental, etc. A avaliação individual vai determinar se o item em questão será útil na sua nova casa ou não.

Mas não use o valor sentimental como desculpa para manter todas as tralhas que servem apenas para criar volume na mudança. Opte por um recomeço mais saudável na sua mudança.

Precisa guardar algo de valor em um local seguro? Venha conhecer o serviço de armazenamento em self storage: faça um orçamento simplificado em nosso site.