Como empreendedor você deve já deve ter se deparado com o termo “endereço fiscal” nos documentos de abertura da empresa. Você sabe o que ele significa? Ou como ter um endereço fiscal para sua empresa?

Então, vamos falar sobre essas dúvidas neste artigo. Aproveite para entender melhor.

Índice

1. O que é endereço fiscal?

2. Como contratar um endereço fiscal?

3. Quais as vantagens e desvantagens de contratar de ter um endereço fiscal?
3.1 Confira 3 vantagens de contratar um endereço fiscal

O que é endereço fiscal?

endereço fiscal

Endereço fiscal, ou domicílio fiscal, é o endereço indicado na documentação da empresa para fins tributários. Ele pode ser o mesmo em que a sua empresa opera, seu endereço residencial ou um local contratado apenas para esse fim, dependendo do tipo do estabelecimento.

Aproveite para ler também sobre como guardar documentos fiscais com segurança.

Atualmente, o endereço fiscal é obrigatório para abertura de CNPJ, independente do porte da empresa. Esse endereço serve como referência para tributação, envio de documentos, acionamento pela justiça e outras questões legais.

Diferente do endereço comercial, que pode ser mais informal, o domicílio fiscal tem objetivo apenas tributário e formal.

Por isso, embora ele não precise ser o mesmo local que a sua empresa opera, ele deve estar de acordo com os requisitos estabelecidos pela legislação para o seu tipo de negócio.

Como contratar um endereço fiscal?

Dependendo do tipo de negócio que você for abrir, pode ser difícil indicar um domicílio fiscal adequado.

Isso pode acontecer quando nem o seu endereço comercial, nem o endereço residencial, atendem aos requisitos legais estabelecidos pela prefeitura.

Nesse caso, em vez de comprar ou alugar um local, é possível contratar um endereço apenas para fins tributários. Como o que pode ser disponibilizado na contratação de um serviço de self storage, por exemplo, que ainda oferece outros benefícios.

Geralmente, esse tipo de serviço é oferecido por empresas especializadas e é uma alternativa de baixo custo para quem precisa desse tipo de endereço, diferente do residencial ou comercial. Esse local pode ser um escritório coworking ou um escritório virtual, por exemplo.

Espaço coworking com endereço fiscal em self storage

Entretanto, na hora de contratar o domicílio é necessário tomar algumas precauções.

Primeiro, você precisa se certificar que o local atende as exigências legais do seu tipo de negócio.

Lembre-se: diferente do endereço comercial, o domicílio fiscal não precisa ser um local que chame a atenção do seu cliente, no entanto em um self storage com espaço coworking você pode receber clientes e até contar com sala de reunião.

Leia também: Coworking e Self Storage para advogados, veja os benefícios.

Além disso, é importante avaliar a qualidade e estabilidade da empresa que oferece o serviço. A Estoque Bem disponibiliza um serviço de self storage que tem diversos benefícios para profissionais de diferentes segmentos e que você pode alugar sem burocracia.

Quais as vantagens e desvantagens de contratar?

vantagensedesvantagens

Como vimos, algumas pessoas são obrigadas por lei a ter esse tipo de endereço, diferente do residencial ou do comercial. Porém, mesmo quem não tem essa obrigação pode se beneficiar desse tipo de serviço.

Confira 3 vantagens de contratar um endereço fiscal

1. Estabilidade de endereço

Ao contratar um domicílio fiscal a sua empresa tem maior estabilidade, pois é possível mudar de localização sem a necessidade de fazer alterações na documentação legal ou no contrato. Além disso, você pode centralizar o recebimento de encomendas e documentos em um só lugar.

2. Economia de recursos

É mais barato e prático do que alugar ou comprar um local. Em média, esse tipo de serviço pode custar cerca de R$ 100,00. Depende da localização.

3. Redução da burocracia

Contratar um domicílio fiscal é menos burocrático do que comprar ou alugar um local. No geral, após fechar o contrato, só é necessário fazer o pagamento mensal do serviço.

Agora que você sabe um pouco mais sobre endereço fiscal para empresas, que tal conhecer melhor o serviço de self storage e como pode favorecer sua atuação profissional? Para entender melhor, entre em contato e peça um orçamento simplificado.