Se existe algo que pode dar bastante dor de cabeça para os responsáveis por um negócio é a gestão de estoque.

Deixar o produto muito tempo parado pode danificá-lo, ter produtos estocados em excesso traz problemas, assim como lidar com escassez de produtos também gera dificuldades. Enfim, são muitos pontos para prestar atenção.

Pensando nisso, nós separamos cinco dicas para melhorar a gestão de estoque do seu negócio.

Índice

1. Priorize os seus produtos

2. Faça uma contagem

3. Mantenha os olhos abertos nos fornecedores

4. Tenha um processo consistente de estocagem

5. Use algum software de gerenciamento

Priorize os seus produtos

Priorize os seus produtos

O primeiro ponto, e um dos mais importantes, é dividir o seu estoque em categorias de produtos. É aqui que é bastante recomendada a utilização da chamada curva ABC. Mas você pode escolher qualquer forma de categorização que desejar.

Em suma, a curva ABC é um método de classificação muito simples, mas bastante eficiente. Ele basicamente busca compreender quais os produtos que geram mais impacto, seja de modo positivo ou negativo, para um negócio.

Um exemplo seria classificar da seguinte forma:

Os produtos que causam o maior retorno para a empresa devem ser classificados como produtos de categoria A, os que proporcionam um retorno menor estão na Categoria C e os de retorno mediano na Categoria B.

Existem vários critérios que podem ser usados nessa classificação. Mas o que realmente importa é estabelecer uma organização mínima nas prioridades do estoque.

Faça uma contagem

Fazer uma checagem frequente da quantidade de produtos que você tem disponível é uma atitude simples, mas que faz uma diferença absurda na organização.

Com o número em mãos, será possível compreender se está havendo uma superprodução, se há produtos antigos que necessitam de despacho, se o número é compatível com a demanda e várias outras informações relevantes, além de garantir que nenhum produto tenha sido roubado ou se perdido em algum momento da produção ou do levantamento.

Leia também: 5 dicas para melhorar a logística do seu negócio.

Mantenha os olhos abertos nos fornecedores

Seus fornecedores são aqueles que possuem interferência direta em toda a dinâmica da sua organização, o que obrigatoriamente inclui a dinâmica do seu estoque.

Por isso, esteja sempre atento aos seus colaboradores. Se eles atrasam muito as entregas, ou se até mesmo deixam de cumprir com sua parte, é preciso ter uma conversa séria.

Se o problema não for resolvido, troque de fornecedor.

Aproveite para saber 5 vantagens de investir em um e-commerce.

Tenha um processo consistente de estocagem

estocagem

Aqui estamos falando de uma padronização. É muito comum que as empresas de pequeno ou médio porte recebam todas as mercadorias de qualquer maneira, e só joguem os produtos no estoque.

Isso é um erro comum, mas que deve ser corrigido imediatamente. É preciso que tudo seja padronizado, que existam locais determinados para cada produto, que se faça a checagem da quantidade, e que tudo seja organizado da maneira mais eficiente possível.

Você precisará fazer uma análise séria de todos os aspectos de venda e estocagem atuais, para que a melhor forma seja alcançada.

Use algum software de gerenciamento

software de gerenciamento

 

Esse é um ponto mais adequado para empresas de menor porte. Como a quantidade de produtos pode não ser tão alta, às vezes os gerentes fazem tudo anotando em simples planilhas ou algo do tipo.

Isso pode até funcionar com demandas pequenas, mas é bastante trabalhoso para negócios mais complexos, principalmente quando comparado ao uso de softwares específicos de gerenciamento de estoque.

Os sistemas informatizados entregam dados importantes, e conseguem ajudar significativamente na organização.

Gerenciar um estoque pode dar certo trabalho, mas se feito corretamente, traz melhorias visíveis para a empresa, tanto em receita, quanto em fluidez para os processos de trabalho.

Se você quer saber mais sobre gestão de estoque e outros assuntos semelhantes, acompanhe o blog da Estoque Bem. E se quer entender melhor a solução de armazenamento self storage, comece fazendo um orçamento simplificado em nosso site.