Saber como organizar apartamento pequeno não é tão óbvio, pois demanda escolhas adequadas para o espaço mais reduzido e também que tragam conforto, além de dar personalidade ao ambiente.

Mas a falta de espaço não é um problema, muito menos um motivo para desorganização. Se colocar em prática algumas sugestões de distribuição da mobília e dos objetos é possível conseguir excelentes resultados para um apartamento pequeno.

Índices

1. Instale nichos suspensos

2. Opte por uma cama com gavetas ou baú

3. Faça da cabeceira um móvel funcional

4. Tire as medidas do ambiente antes de escolher móveis e eletrodomésticos

5. Tente reunir objetos em cestos ou caixas organizadoras

6. Recorra ao serviço de self storage

Instale nichos suspensos

Organização com nichos suspensos

Apostar em nichos, armários e prateleiras suspensas, ou aéreas, vai criar possibilidades de compartimentar e organizar objetos nas paredes, o que libera espaço no chão.

Essa alternativa também favorece o trânsito das pessoas pelo ambiente, deixando mais confortável até para a acomodação em salas de estar ou de TV, por exemplo.

Vale lembrar que é difícil organizar um apartamento pequeno sem otimizar os espaços, por isso pensar em alguns detalhes é o que pode ajudar a enxergar as alternativas mais funcionais.

Opte por uma cama com gavetas ou baú

Cama com baú

Essa opção só depende da escolha da mobília, pois móveis assim existem desde sempre, tudo depende de ter atenção e descobrir onde encontrá-los.

A cama baú vai trazer espaço para organizar roupas de cama e toalhas, por exemplo. Já uma cama com gavetas pode armazenar vestimentas ou calçados.

Faça da cabeceira um móvel funcional

Escolha cabeceiras fixas às paredes, não à cama. Assim, elas podem possuir mais do que uma única função: ter nichos instalados, ou mesmo prateleiras simples para organizar livros ou acomodar objetos pequenos.

Dessa forma, o ambiente também ganha um ar mais moderno, além de proteger as paredes do desgaste pelo atrito com a cama.

Aproveite e leia sobre como organizar a mudança.

Tire as medidas do ambiente antes de escolher móveis e eletrodomésticos

Cozinha móvel sob medida

Essa é uma ação de planejamento do uso do espaço, algo muito bem-vindo para entender como organizar apartamento pequeno. É por isso que os móveis feitos sob medida são também chamados de “móveis planejados”.

Mas se ter móveis planejados está fora do seu orçamento, não se preocupe. Basta medir adequadamente o espaço dos cômodos ou de uma ambiente específico, depois buscar mobílias que possa ser ajustadas na metragem. Vai exigir mais pesquisas, mas não é difícil de encontrar.

Tente reunir objetos em cestos ou caixas organizadoras

Por meio de caixas ou cestos você acomoda objetos de um mesmo grupo e impede que fiquem espalhados, causando impressão de desorganização, além de favorecer a perda.

Você pode começar por temas óbvios, como material de trabalho ou de escritório. Também pode reunir livros, itens de farmácia ou de perfumaria.

A ideia é distribuir os cestos ou caixas por prateleiras, armários e estantes. Inclusive, se forem caixas com textura podem ajudar a dar um toque na decoração.

Recorra ao serviço de self storage

self-storage

Ficou difícil decidir sobre a doação ou o descarte de alguns objetos ou eletrodomésticos em certo momento? Nessas situações, vale a pena apostar em uma solução inteligente de armazenamento e o self storage tem sido muito procurado para suprir demandas como essas.

então, se alguns itens não cabem no apartamento e não podem ser doados ou vendidos, por que não armazená-los por um tempo até que tudo se resolva?

Existem boxes de armazenamento de tamanhos variados e a contratação do serviço pode ser feita por um tempo determinado, aliás o tempo que for preciso.

Leia também: 4 benefícios de um minideposito.

A ideia é válida para armazenar objetos com teor sentimental, mobília reaproveitável, documentos, instrumentos musicais, livros, material esportivo ou de marcenaria, depende da realidade da vida de cada pessoa.

O preço do self-storage é muito acessível, sendo assim torna-se interessante dispor armazenar nos boxes em vez de se desfazer ou vender apressadamente.

Deu para entender como organizar apartamento pequeno tem, sim, caminhos diferentes? Otimize seu espaço com as sugestões acima, mas não deixe de conhecer o armazenamento por self storage, uma alternativa moderna e totalmente voltada para o perfil de vida atual das pessoas. Faça um orçamento simplificado e conheça nossa estrutura assistindo a este vídeo.