Saber como organizar a mudança pode fazer diferença para que esse processo seja menos desgastante e não tome mais tempo que o necessário.

A organização nas etapas e na forma de executar as ações é também importante para preservar sua mobília e evitar que objetos fiquem para trás. Entenda melhor como fazer.

Índices

1. Prepare a nova casa antes de fazer a mudança

2. Identifique as caixas por cômodos

3. Reserve uma bolsa ou mala para itens importantes

4. Organize primeiro cozinha e banheiro

5. Utilize armazenamento self storage

Prepare a nova casa antes de fazer a mudança

Prepare a nova casa antes de fazer a mudança

O primeiro passo de uma mudança organizada é justamente preparar o novo espaço antes de descarregar os móveis e objetos.

Para isso, separe um dia e limpe ao menos 2 cômodos para deixar a mudança. Pode ser a sala principal e um dos dormitórios, fica mais fácil descarregar as caixa na sala porque geralmente é a entrada do local.

Essa limpeza pode ser mais demorada ou não, depende das condições do lugar. Se você perceber que precisa de uma higienização mais detalhada, contrate ajuda para a limpeza.

Observe também se é preciso serviço de dedetização ou algum ajuste na parte elétrica, como troca de lâmpada ou de tomada.

Identifique as caixas por cômodos

Identifique as caixas por cômodos

As caixas ainda são a melhor opção para fazer mudança, pois protegem do impacto e ainda são fáceis de colocar identificação.

Então, separe os itens por cômodo e, como sugestão, faça da seguinte forma:

  • objetos do quarto: roupas de cama, travesseiros, quadros, decoração, eletrônicos, tapetes, cabides e outros;
  • objetos da sala: decoração, almofadas, tapetes, quadros, assim como porta-retratos, itens de decoração, além de televisão e outros eletrônicos;
  • objetos da cozinha: pratos, talheres, utensílios em geral (podem ser muitos!), eletrodomésticos e copos.

Cuidado para não misturar tudo dentro de uma caixa, separe sempre os itens quebráveis e os eletrônicos em caixas específicas, mas sempre identificando de quais cômodos são.

Assim, quando a mudança chegar, você saberá direcionar as caixas com os itens exatamente para os cômodos aos quais pertencem. Além de organizada, a mudança ficará muito mais simples e rápida.

Leia também: Está difícil organizar a casa? Veja 6 dicas práticas

Reserve uma bolsa ou mala para itens importantes

Mala para organizar mudança

Itens como documentos, objetos valiosos e eletrônicos menores (como celulares, tablets e notebooks – com seus respectivos carregadores) devem ser colocados em uma mala ou bolsa separada e levados, de preferência, junto com você.

Também é interessante levar nessa bolsa alguns itens para emergências, como uma troca de roupas, um par de sapatos e remédios, para se prevenir em caso de algum imprevisto.

Organize primeiro cozinha e banheiro

Quando a mudança chegar, depois da limpeza completa de todos os cômodos, organize primeiro os objetos da cozinha e do banheiro, justamente porque esses são lugares de uso mais frequente.

Não é necessário arrumar tudo prontamente, mas ao menos deixar uma estrutura básica para morar até que toda a arrumação esteja completa.

Depois desses dois cômodos prontos, você pode partir para os demais e ir organizando aos poucos.

Utilize armazenamento self storageAposte na locação de um box

Se a mudança tem de ser rápida, mas ainda não deu tempo de escolher a nova morada, ou ainda se alguns móveis acabaram sobrando e ficaram sem lugar, optar pelo armazenamento self storage é uma solução inteligente.

Primeiro, porque tem custo acessível e disponibiliza boxes de armazenamento de tamanhos variados que podem casar com a sua demanda. Depois, porque você não precisa decidir tudo imediatamente, mas com calma. E até corre o risco de se precipitar quando escolhe se desfazer de algo só por falta de espaço.

Aliás, hoje em dia cada vez mais pessoas procuram esse tipo de serviço, porque a vida precisa ser prática tanto nos processos de mudança de casa, quanto na tomada de decisão.

Então, a locação de um box temporário é a opção certa para a forma como vivemos hoje. Com o self storage você tem segurança 24h para suas coisas, sem incomodar nem pedir favores a ninguém!

Saiba melhor O que guardar em um box self storage, tente conhecer esse serviço prático e moderno.

Se gostou de ler sobre como organizar a mudança, acesse outros conteúdo do blog para se familiarizar mais e faça um orçamento simplifica de armazenamento self storage para descobrir que vale a pena.