Organizar a casa

A nossa casa precisa estar confortável para que possamos estar bem também. Mesmo que pareça um detalhe, o fato é que organizar a casa deixa o ambiente mais leve, mais funcional e ainda traz a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Já um espaço sujo ou com muitas coisas empilhadas deixa tudo mais difícil e estressante. Além disso, traz prejuízos materiais, pois facilita a degradação dos seus objetos.

Sem contar que uma mente estressada gera consequências para o corpo em geral, os desdobramentos podem ser dor de cabeça, fadiga, tristeza. Ou seja, organizar a casa contribui para a sua saúde física e mental.

Aprenda a colocar as coisas no lugar de forma prática e tenha um espaço bem disposto, mais fácil de transitar e de encontrar seus pertences. Saiba os benefícios desse esforço e confira dicas práticas para organizar a casa.

Índices

1. Crie nichos para acessórios de cozinha

2. Agrupe controles remotos e outros objetos pequenos

3. Defina lugar para tudo dentro dos armários

4. Opte por móveis multifuncionais para organizar a casa

5. Não acumule coisas desnecessárias

6. Guarde em box de self storage

1. Crie nichos para acessórios de cozinha

Nichos de cozinha

Na hora de cozinhar, é muito mais rápido encontrar as ferramentas necessárias se elas estiverem agrupadas em um recipiente ou espaço único.

Então, separe os acessórios em gavetas de acordo com a frequência de uso, ou por tamanho, ou por outro critério que facilite para você identificar. Separe também em recipientes, como porta-talheres, ou caixas de organização com tampa (o que evita exposição a insetos indesejados).

2. Agrupe controles remotos e outros objetos pequenos

Reúna objetos pequenos da sala, quarto ou escritório. Os controles remotos dos equipamentos, por exemplo, são facilmente esquecidos, o que gera aborrecimentos. Agrupe-os em compartimentos específicos, assim você garante a localização e preserva-os de danos.

Mesmo os livros podem ser organizados, basta você separar aqueles de leitura frequente daqueles que ninguém da casa pretende ler nos próximos meses, ou que já foram lidos.

Jogos de tabuleiros e quebra-cabeças podem ficar todos juntos em um local da estante ou rack, disponíveis para crianças e adultos acessarem na sala ou no quarto.

Para o escritório, tente reunir em caixas ou organizadores de correspondência documentos e outros papéis impressos. Em copos,  junte lápis e canetas, clipes, borrachas e grampeadores, entre outros itens que devem estar sempre à mão.

Receber amigos

A casa pode não estar totalmente limpa, mas só de estar organizada já dá para receber os amigos.

Além disso, no momento da organização você ganha uma oportunidade de praticar o desapego, revendo o que precisa manter e o que já pode ser doado ou jogado no lixo, sem guardar itens desnecessários que só geram volume e acúmulo de poeira.

3. Defina lugar para tudo dentro dos armários

O melhor é definir onde vão ficar as toalhas de banho, a roupa de cama e até os panos de prato. Isso funciona para os quartos.

Já para a cozinha, vale definir o local dos potes plásticos, das panelas e da louça, lembrando que a louça do dia a dia sempre tem de estar em uma prateleira mais acessível para facilitar a rotina.

Lembre-se que é totalmente válido o seu esforço de organizar a casa, mas sem saber onde cada tipo de objeto vai ficar é complicado conseguir. Então, não pule esse passo e seja perseverante para não perder todo o trabalho inicial.

Leia também: O que guardar em um box self storage?

4. Opte por móveis multifuncionais para organizar a casa

Móveis funcionais

Uma cama baú, por exemplo, pode ser muito útil na organização, principalmente se você tem pouco espaço.

A ideia é evitar ao máximo objetos empilhados em superfícies ou no chão, pois atrapalha o trânsito de pessoas, além de ser desconfortável visualmente.

Busque peças com mais de uma função, como puffs ou banquetas com compartimento interior, bicamas, camas com gavetas, mesas com gavetas ou extensíveis, entre outros. 

5. Não acumule coisas desnecessárias

Pegou as correspondências e tinha muita publicidade? Descarte no lixo imediatamente o que você não tiver interesse de ler, em vez de deixar papéis espalhados pelos cantos da casa.

Para objetos, o pensamento deve ser: se não vai mais ser usado, nem tem valor sentimental, descarte. Se você tem mais dificuldade em desapegar dos objetos, veja a dica mais abaixo.

6. Guarde em box de self storage

Boxes menores self storage

Lembra que tínhamos uma dica para quem gosta de guardar tudo? Chegou a hora: invista em um self storage. Nesse espaço, você pode guardar tudo que não está em uso, sem gastar espaço. Ele se torna uma espécie de extensão da casa e permite uma melhor organização entre o que é útil no momento e o que pode ser armazenado, desde documentos ou enfeites de Natal, até eletrodomésticos e materiais esportivos.

Tudo isso por um preço acessível, sem surpresas e sem impactar seu orçamento. Além de segurança, comodidade e livre de burocracia.

Agora que você é quase especialista em organizar a casa, explore mais este recurso e entenda como funciona o serviço de self storage. Quer saber quanto custa? Faça um orçamento simplificado de box self storage agora mesmo.