O momento de mobiliar a casa pode desencadear um misto de sensações. Por um lado, é bastante prazeroso escolher os itens que irão compor o seu novo lar e, por outro, normalmente se descobre a quantidade de detalhes e outras necessidades que não estavam no orçamento.

Mas, a boa notícia é que com um planejamento na ponta do lápis e uma boa organização você pode é tirar de letra essa etapa de mudança e usufruir o melhor do seu espaço, sem sair da previsão de gastos, sem sacrificar o seu bolso. Então, saiba como gastar menos para mobiliar uma casa.

Planeje o gasto com a mobília

Se existe uma boa dica nesse contexto é: planeje tudo! Comece com o seu planejamento financeiro, ou seja, o montante que tem disponível para gastar com a mobília. Afinal, principalmente se houve a aquisição de um novo imóvel, pode ser mais difícil conseguir comprar todos os itens necessários de uma só vez.

A ideia é consultar o valor médio dos itens que você pretende comprar, escolhendo o produto de acordo com o melhor custo-benefício, considerando o seu orçamento.

Se é preciso comprar um refrigerador, por exemplo, as versões em inox e com painel digital podem ter preço mais elevado, porém nem sempre são realmente necessárias. No entanto, escolher um refrigerador frost free vai fazer toda a diferença, porque o degelo é uma tarefa demorada e o acúmulo de gelo compromete a eficiência do equipamento.

Tire as medidas do espaço nos cômodos

Gastar menos para mobiliar uma casa

Este não deixa de ser outro tipo de planejamento: o uso do espaço dos seus cômodos. Afinal, não é por que aquele lindo sofá está com 50% de desconto que ele serve para a sua sala, certo?

Medir os ambientes e idealizar os móveis adequados para cada espaço é uma iniciativa primordial para fazer boas escolhas. E também vai ajudar se você decidir encomendar móveis sob medida.

Então, num primeiro momento, se atenha aos itens essenciais para tornar os ambientes habitáveis e úteis, conforme as suas necessidades.

Depois, aos poucos, você pode passar a complementar a casa com os demais itens e a decoração do jeito que desejar, sem comprometer o seu orçamento de vez. E essa dica nos leva à próxima, que é igualmente importante para esse planejamento funcionar.

Mantenha o foco nas necessidades reais

Mantenha o foco nas necessidades reais

De nada adianta o planejamento, se não houver autocontrole durante as suas jornadas em busca dos móveis e itens essenciais. A compra por impulso nesses casos é um dos grandes problemas, no quesito financeiro.

Então, tente manter o controle nas decisões de compra, pois é uma forma de driblar compras por impulso, evitando gastos excessivos.

Portanto, focar nas necessidades reais e saber aproveitar as oportunidades, deixando um pouco de lado o fator emocional, pode fazer toda a diferença no seu orçamento, no final das contas.

E, caso o imóvel seja alugado, lembre-se que você ainda pode tentar negociar com o proprietário o abatimento do valor investido em produtos que poderão ficar no imóvel após a sua saída. Ademais, móveis usados que já estejam na propriedade podem ser reaproveitados, mesmo que temporariamente.

Monte um cronograma e pesquise preços

Definidas as prioridades na primeira etapa de planejamento, é possível iniciar a montagem do seu cronograma, incluindo todos os itens que pretende adquirir e o tempo certo para cada um.

Em seguida, você pode partir para a pesquisa de preços e, caso identifique uma oportunidade real, iniciar as compras, respeitando os custos previstos no seu orçamento. Esse é um ótimo momento para utilizar a internet e ter uma noção de preço de cada produto e, se necessário, reformular as suas previsões de gastos ou fazer remanejamentos no cronograma.

Principalmente se as pesquisas forem feitas pela internet, não se esqueça de considerar os custos extras, como frete e taxa de montagem, por exemplo, que podem modificar bastante o valor final da compra.

Pronto, você entendeu melhor como gastar menos para mobiliar uma casa, principalmente evitando aborrecimentos comuns. Se está em fase de mudança de casa e precisa de um espaço seguro, bem localizado, com vigilância 24 horas para guardar seus bens durante essa transição, conheça a Estoque Bem. Descubra como contratar um box na medida que você precisa, sem gastar muito.