O contexto atual acelerou a procura das pessoas pelos serviços e produtos online, o que gerou um aumento de pequenos negócios operando a partir da internet e a necessidade de melhorar a logística e-commerce.

As necessidades por conveniência e praticidade fez as pessoas perceberem que não precisam sair para comprar quando podem receber o produto em casa ou contratar um serviço on-line, usando apenas o celular para isso.

O resultado desse processo é que as pequenas empresas aumentaram suas vendas e precisaram adquirir mais matéria-prima, aumentar o estoque de produtos, ou de materiais para embalagens, por exemplo. Então, precisaram pensar melhor na logística de armazenamento e entrega.

Entenda o que mudou com a pandemia e descubra como melhorar a logística do seu e-commerce, sem se atrapalhar com falta de espaço, desorganização e atrasos nas entregas:

O efeitos da pandemia nas entregas

Melhorar logística e-commerce

A pandemia mudou completamente a dinâmica das entregas. Em razão da necessidade de distanciamento social para evitar a propagação do vírus, houve diminuição da circulação das pessoas nas ruas e muitas lojas físicas foram obrigadas a fechar as portas, fosse por decreto ou por falta de clientes.

Nesse contexto, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em um período de 20 anos. De acordo com os dados do Webshoppers, estudo sobre e-commerce no Brasil, o faturamento cresceu porque a quantidade de pedido aumentou 39% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Evite gastos extras com desorganização nas sua entregas

A grande problemática do e-commerce hoje em dia é a logística de entrega. Algumas lojas demoram demais para entregar os produtos, ou nem têm certos produtos em estoque.

A própria organização do seu ambiente de trabalho pode afetar as entregas, saiba como e por que organizar o seu ambiente de trabalho.

Isso afeta a confiança do consumidor na sua loja e impacta a relação com seus clientes. Contornar o problema de uma entrega atrasada nem sempre é simples, implica alguma recompensa ao consumidor e isso pode afetar os seus custos.

De fato, é um desafio fazer entregas rápidas, eficazes e seguras, mas para conseguir isso o primeiro passo é o planejamento.

Calcule a quantidade média de pedidos e mantenha um estoque que possa suprir essa demanda mensal. É importante acomodar tudo em local seguro, acessível e com organização.

Tenha espaço de armazenamento

Para agilizar o processo de entrega e torná-lo melhor organizado, tenha as mercadorias sempre acessíveis.

Sabemos que os custos com aluguel espaço maior, mais tarifas de água e energia pode sair caro. Por isso, a contratação de um serviço de self storage não só é mais acessível, como é mais seguro para acomodar objetos e materiais diversos.

Você pode contratar um espaço de armazenamento extra que dispõe de boxes em tamanhos variados, para guardar diversos tipos de produtos.

A contratação de boxes evita que você sobrecarregue o espaço da sua loja, ou da sua casa, que muitas vezes é pequeno e pode gerar desorganização.

Faça controle de estoque

Controle de estoque e-commerce

Com mais controle sobre seu estoque, você evita que o cliente adquira um produto que está em falta, não precisa recorrer aos fornecedores com tanta frequência e também ganha agilidade na saída dos produtos que serão entregues.

Mas esse nível de organização você só alcança se tiver espaço suficiente para acomodar todo o material que o seu e-commerce precisa para atender aos pedidos.

Com organização dos produtos e materiais você consegue manter mais controle sobre seu estoque e sua loja ganha um gás extra para atender com excelência os clientes.

A dinâmica das entregas é um desafio, mas agora você já entende como melhorar a logística do seu e-commerce. Descubra outras vantagens do serviço de self-storage: o que é, como funciona, o que armazenar e saiba como pode fazer diferença no seu negócio.