Manter o ambiente de trabalho organizado e limpo traz mais produtividade e facilidade na execução das tarefas.

Nem sempre é fácil deixar a mesa organizada, documentos em pastas, utensílios e outros materiais armazenados no lugar adequado, mas é um hábito que traz muitos benefícios para você, para seu negócio ou para suas atividades profissionais.

Confira algumas dicas para organizar o ambiente de trabalho:

Comece pela mesa de trabalho

Organizar ambiente de trabalho

Parece óbvio, mas nem todos conseguem colocar em prática. Portanto, se você é alguém que dispõe de uma mesa de trabalho e tem o hábito de deixar qualquer objeto em cima dela, comece a mudança por aí.

Mesmo que seu trabalho implique ficar em movimento, é importante organizar o local onde coloca os seus materiais. Tente utilizar caixas, pastas e etiquetas para separar tudo e facilitar a localização.

Geralmente, as mesas apresentam muitos papéis amontoados, cadernos, agendas, documentos, canetas, enfim, tudo que é usado durante o dia.

Comece dividindo a mesa de maneira em que tudo tenha um espaço específico. Adote outras atitudes, como:

  • Armazene o que não é utilizado com frequência;

  • Evite acumular papéis e outros materiais sem propósito específico;

  • Livre-se do que não precisa mais;

  • Prefira mesas com gavetas ou outros nichos de organização;

  • Evite deixar sobre a mesa objetos que não fazem parte do trabalho;

  • Invista em para armazenagem segura para objetos maiores.

Considere a contratação de boxes para guardar materiais

Boxes self storage

Seja pessoa física ou jurídica, uma dica importante para organizar o ambiente de trabalho é contratar temporariamente espaço físico de armazenamento. O serviço é conhecido como self storage (auto armazenagem) e os tamanhos dos boxes podem variar, atendendo a diferentes necessidades.

Esses espaços, que são preparados para armazenar materiais, mostram-se como uma boa estratégia para empresas ou pessoas que não têm espaço suficiente.

Diversas empresas já aderiram aos boxes para guardar arquivo morto, móveis ou até mesmo estoque. Isso porque é uma solução evidente que garante mais organização para o ambiente de trabalho.

As empresas que ofertam o serviço já entenderam que as necessidades das pessoas variam muito, por isso disponibilizam tamanhos diversos de armazenamento.

Escritórios podem precisar guardar móveis, assim como pessoas em trânsito que fazem mudança de cidade, ou mesmo de país.

Existem ainda aqueles profissionais que utilizam grandes equipamentos e não têm espaço para guardá-los, ou praticantes de atividade esportiva esporádica com grande quantidade de itens.

Os espaços de armazenamento são de diferentes tamanhos para atender a diferentes demandas. Além disso, é possível ter acesso ao local de armazenagem em qualquer dia da semana, dentro de horários determinados, e aos sábados.

Benefícios da organização no ambiente de trabalho

  • Bem estar e conforto;

  • Saúde física e mental dos funcionários;

  • Mais produtividade e disposição;

  • Agilidade na execução de tarefas;

  • Ambiente visualmente favorável e agradável.

Organização no ambiente de trabalho

Já a desorganização gera atrasos, perda de perdidos e estresse, que culminam em situações negativas.

O mais importante é adotar a organização como padrão para todos os dias, não basta apenas fazer uma “faxina” uma vez por mês. O melhor é tentar manter a disciplina e fixar o hábito.

Vale lembrar que a desorganização pode trazer prejuízos no ambiente de trabalho e refletir diretamente na baixa da produtividade.