Se você até já ouviu falar sobre o self storage, mas não entendeu muito bem como funciona, este texto é para você.

Sabemos que as grandes cidades oferecem cada vez menos espaço nos apartamentos e casas para guardar tudo o que você precisa, principalmente aqueles objetos que se faz pouco uso, ou uso esporádico e não precisa ter por perto.

É nesse contexto que o formato self storage vem ganhando cada vez mais força.

Conheça melhor essa alternativa, saiba como funciona, o que pode e não pode ser armazenado e se essa é a forma ideal para solucionar o seu problema de armazenamento.

O que é self storage?

É um serviço de armazenamento que surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos. Se traduzirmos livremente o termo, significa “auto armazenamento” e foi pensado para resolver as dores de quem, seja pessoa ou empresa, possui pouco espaço em seu imóvel e precisa guardar muitas coisas.

A principal característica deste tipo de serviço é a disponibilidade dos chamados boxes, que são espaços divididos em containers ou quartos fabricados com essa finalidade. Geralmente são de 1m² a 100m², e ficam em grandes galpões.

Esses espaços foram criados para permitir que diversos materiais sejam estocados e organizados com segurança pelos usuários que contratam o serviço.

É comum ver esses grandes armazéns localizados próximos a grandes vias de rodagem, como marginais e estradas federais.

Em um primeiro momento, foram mais utilizados por empresas para guardar excedentes de móveis, ou como um mini estoque, mas com o tempo ganharam outras utilidades, inclusive por pessoas físicas, para guardar os mais diversos tipos de materiais.

O que pode ser guardado

O mais comum é o armazenamento de móveis, principalmente para quem precisou transferir sua moradia para locais menores ou por quem está de mudança para outros países e, por algum motivo, ainda não pode levar seus objetos ou decidir o destino deles.

O fato é que você não precisa se desfazer das suas coisas apenas por não ter onde deixar.

Outras possibilidades de uso do serviço self storage são para guardar livros, documentos, coleções, recordações, roupas nas trocas de estação e demais materiais que são importantes, mas ocupariam um espaço que iria atrapalhar em casa.

O que NÃO pode ir para o self storage

Embora seja grande a gama de produtos possíveis de armazenar em self storage, é importante saber que há alguns materiais não indicados para esse tipo de solução. Portanto, não podem ser armazenados nesse formato. Entre eles, podemos elencar:

  • materiais explosivos;
  • produtos ilegais;
  • substâncias ilícitas;
  • inflamáveis;
  • materiais corrosivos;
  • componentes explosivos;
  • perecíveis;
  • plantas;
  • medicamentos e materiais hospitalares;
  • alimentos

Esses são itens que por precauções de segurança ou limitações da legislação exigem armazenamentos específicos. O armazenamento em self storage não é indicado para esses itens porque pode representar riscos para outras pessoas.

Como funciona o self storage?

Na verdade, para utilizar o self storage é mais simples do que você imagina.

Quando decidir solicitar o serviço, basta escolher o local e a empresa que deseja contratar. As facilidades são maiores se o local for próximo de sua casa, ou de sua loja, enfim, que esteja na rota de seus deslocamentos.

O melhor é também que fique localizado em uma via de fácil acesso e, claro, que a empresa seja confiável na oferta desse serviço especializado, pois há uma série de garantias necessárias.

Feito isso, o contratante decide qual será o tamanho do boxe que vai precisar. São muitas as opções de metragem e variam de acordo com o que será guardado. Um colaborador da empresa vai saber como orientar para garantir a escolha mais adequada.

O próximo passo é realizar a contratação. A partir disso o usuário já poderá fazer o transporte dos itens a serem guardados no local.

Após o armazenamento, somente o contratante tem acesso ao boxe em que guardou seus bens. Ele vai receber as chaves das trancas e cadeados do boxe para poder abrir quando desejar. Nem mesmo os colaboradores da empresa de self storage têm acesso ao interior dos boxes.

O pagamento pelo uso do espaço varia de acordo com a prestadora de serviços e pode ser feito por meio de mensalidades, ou contratados por períodos de menor utilização.

A empresa que faz o armazenamento é quem vai garantir a segurança dos boxes. E esse é um ponto fundamental, afinal quando se escolhe um lugar fora de casa para depositar bens pessoais ou pertences de trabalho, o ideal é ter certeza que estão em lugar seguro.

A vigilância dos boxes e a infraestrutura da empresa vai indicar a segurança do armazenamento e isso vai trazer confiança para a contratação do serviço.

Geralmente, os sistemas de vigilância das empresas de self storage costumam ser muito bem reforçados, com alarmes, câmeras de monitoramento, portaria e patrulhamento frequente feito por vigilantes.

Além disso, para garantir o bom armazenamento dos materiais, os boxes passam por dedetização regular para evitar insetos, roedores e outras pragas. Assim, são asseguradas proteção e durabilidade para os objetos colocados em armazenamento.

Motivos para optar pelo self storage

O armazenamento em self storage é uma solução prática, segura, acessível e que ganha cada vez mais usuários ao redor de todo o mundo a cada ano.

É uma alternativa segura e simples para armazenar e proteger objetos de dimensões variadas, o que liberta você de preocupações e abre espaço útil dentro da sua casa ou da sua empresa.

Se há objetos em sua casa que estão incomodando ou atrapalham a funcionalidade do ambiente, agora você já sabe onde guardar.

Se seu negócio está se expandindo e você precisa liberar algum espaço, armazenando materiais, documentos ou arquivos que não utiliza com frequência, essa pode ser a melhor solução.

Procure conhecer uma empresa especializada na oferta desse tipo de serviço, com experiência e que passe confiança. Deixar os seus objetos e livrar-se da desorganização vai te ajudar a otimizar o espaço útil, melhor para o conforto de todos, e permitir que você dedique-se melhor à sua casa ou aos seus negócios.

Para receber um orçamento personalizado, entre em contato conosco e descubra as condições que podemos oferecer!

Descubra o tamanho ideal do box de armazenamento que vai atender as suas necessidades com segurança!